Os 5 Maiores Mitos da Comida Congelada Desvendados

A congelação de alimentos, sejam cozinhados ou ainda crus, é uma prática que todos temos desde sempre para melhor organizarmos a comida que compramos para casa. No entanto, muitas pessoas optam por não congelar alimentos já cozinhados por diversas razões: perdem sabor ou perdem frescura, entre outras ideias que se ouvem em conversas entre amigos.


 

Os alimentos congelados, sejam cozinhados ou crus, mantêm o mesmo valor nutricional que os frescos, com a mais-valia de que a congelação aumenta a sua validade sem recorrer a qualquer substância externa. Além disso, preparar refeições ao fim de semana e congelar para poupar trabalho de segunda a sexta-feira, pode ser uma excelente forma de manter uma dieta equilibrada e longe de excessos, garantindo a sua segurança alimentar no melhor desempenho possível.

Para desmistificar algumas opiniões, abaixo encontra os 5 maiores mitos da comida congelada já desvendados:

 

  1. As frutas e legumes congelados não são saudáveis

Tanto as frutas como os legumes, após colhidos e rapidamente congelados, mantêm o mesmo valor nutritivo do que se estiverem frescos: a congelação garante com que os nutrientes não se perdem até utilizar os alimentos.

 

  1. Os alimentos congelados são ricos em sódio

A dose de sódio na comida congelada em nada tem a ver com o processo de congelação. Pelo contrário, muitos dos produtos já congelados têm um maior controlo quanto ao seu teor de sal: estar atento aos rótulos e à lista de ingredientes do produto é a melhor maneira de manter o controlo sobre a quantidade de sódio.

 

  1. Não posso congelar um alimento que atingiu a data de validade

Quando o produto se aproxima da data limite de validade ainda está em condições para ser consumido. Se congelado ainda em bom estado, consegue prolongar a data de validade do alimento por um tempo superior, não tendo qualquer prejuízo ou consequência para a saúde do seu corpo.

 

  1. Posso usar água quente para descongelar alimentos

A água quente para descongelar alimentos pode fazer com que certas zonas descongelem, ou até mesmo pré-cozinhem, fazendo com que a parte interior do alimento se mantenha congelada. O mais seguro para manter as melhores condições do alimento é descongelá-lo em água fria, trocando a água de meia em meia hora.

 

  1. Nem todos os alimentos podem ser congelados

Todos os alimentos podem ser congelados: sem se estragar e mantendo todo o valor nutricional. Quando às características físicas do produto, estas sim podem sofrer alterações na textura, cor ou mesmo no sabor, o que pode ser balançado com o descongelamento à temperatura ambiente ao invés de em água fria.

 

  1. Podemos congelar alimentos depois de descongelados

Não é seguro congelar alimentos após a descongelação: devem ser consumidos na totalidade, ou em poucos dias. No entanto, os alimentos podem ser congelados novamente após serem cozinhados, sem prejuízo na saúde ou na segurança alimentar, pelas altas temperaturas a que foram expostos posteriormente.

 

O processo de congelação é seguro e permite aumentar a durabilidade dos alimentos. Com este método de armazenamento dos produtos, além da poupança e praticidade para o dia-a-dia, combatemos o desperdício alimentar por evitar estragar alimentos.